Dublin, a capital da Républica da Irlanda, é a maior cidade do país e considerada como uma das 30 cidades mais globalizadas do mundo-
Se planeia uma visita a Dublin, tenha em conta que é uma cidade grande, mas possível de visitar em quatro ou cinco dias pois o seu "centro histórico" é bastante acessível e os locais de interesse encontram-se relativamente perto uns dos outros. No entanto, caso visite esta cidade, não perca a oportunidade de se deslocar a certos pontos de interesse da Irlanda como os Cliffs of Moher, o Giants Causeway ou a cidade piscatória de Howth. Á excepção desta última, os outros dois locais encontram-se em pontos bastante afastados de Dublin pelo que deverá ter dias extra na sua viagem para os visitar, no entanto, se o fizer, não se irá arrepender de todo. Verá paisagens magníficas e pessoas extremamente simpáticas. Quanto mais "fora" do centro da cidade de Dublin se deslocar, mais a verdadeira Irlanda poderá descobrir. Os campos verdejantes, as casas típicas, os castelos e os habitantes com a famosa boa disposição Irlandesa.
É uma cidade com um custo de vida um pouco caro no que diz respeito a comida e alojamento, sendo que o que mais se encontra são restaurantes de comida rápida ou os famosos pubs irlandeses. Estes últimos são um poucos mais caros, mas vale a pena o extra pois a comida é de melhor qualidade (hamburguers e snacks) e poderá comer ao som de música tradicional ao vivo ou mesmo um show da dança irlandesa.
Venha preparado para o frio e chuva, embora a Irlanda também tenha dias bons de sol, é muito mais comum chover em qualquer estação do ano, pelo que aconselha-se a trazer roupa quente e confortável.
Assim que chegar ao centro de Dublin, a primeira coisa que tem que encontrar é a O'Connel Street, a rua principal, esse será o melhor ponto de partida para todas as suas deslocações pela cidade. É também o melhor ponto de referência, caso viage em grupo e se perca, não há melhor ponto de reencontro que no centro da O'Connel Street onde se ergue um monumento gigante com a forma de uma agulha. A "Spire" ergue-se a uns incríveis 120 metros de altura e é considerada a escultura mais alta do mundo. É também nesta zona que se encontram as áreas comerciais de Dublin, com a Henry Street mesmo ao lado e a Grafton Street a poucos minutos de caminho, onde poderá encontrar as melhores lojas de marcas para todos os gostos.
Dublin é cortada ao meio pelo rio Liffey, e poderá encontrar no centro da cidade inúmeras pontes, muitas delas antigas e com designs mais artísticos. É o caso da O'Connel Bridge ou da Samuel Beckett Bridge que tem o formato de uma harpa que simboliza a Irlanda.
Atravesse a Grafton Street e ao final encontrará o parque de St. Stephens Green, uma das zonas verdes da cidade, onde pode dar comida aos cisnes e, se tiver sorte, encontrar também alguns esquilos que por lá andam. No lado oposto da Grafton Street pode encontrar o Trinity College, a famosa Universidade de Dublin, em que o recinto está também aberto aos turístas para que possam visitar o parque e a biblioteca onde encontrará também o famoso Book of Kells, um manuscrito ilustrado feito por monges celtas por volta do ano 800 AD.
As atrações mais importantes de Dublin são sem dúvida a Catedral de St. Patricks, a estátua da Molly Malone, a Dublínia, um museu que conta a história da cidade desde os tempos vikings até ás revoltas de 1916, a o Castelo de Dublin e o Museu de Cera. No entanto, a atração mais visitada do país é a Guinnes Storehouse, a fábrica da cerveja Irlandesa da qual os seus habitantes têm um orgulho infindável. É das coisas que eu aconselho vivamente a fazer em Dublin pois poderá não só descobrir todo o processo de produção desta cerveja única, mas também perceber um pouco mais da história da cidade que está ligada á evolução da cerveja. Artur Guinnes e a sua família vêm moldando Dublin com o passar dos anos e a sua presença na capital, já desde o ano de 1759, tem vindo a fazer crescer a cidade até aos dias de hoje. Vai ter a experiência única de aprender a provar, saborear e inclusivamente tirar a sua própria pint de Guinness com direito a um diploma no final. Para culminar a visita, poderá beber a sua pint, tirada por sí, no último andar da fábrica que dispõe de uma vista de 360º sobre toda a cidade de Dublin. Sem dúvida uma visita deslumbrante e que faz valer todo o dinheiro do bilhete. Poderá também visitar posteriormente a destilaria da Jameson, para os amantes de Whisky não há melhor.
Uma das zonas mais famosas da cidade é a zona do Temple Bar, existe de facto um pub com esse nome, e é o mais famoso da cidade, no entanto esta é uma zona mesmo do lado oposto á O'Connel Street, onde pode encontrar vários pubs com animação, feiras ambulantes e pessoas de todas as idades. É um local cheio de movimento, especialmente á noite, sempre com algo interessante para ver ou fazer. Entre nos pubs, beba uma Guinness ou uma cerveja e entre no espírito de festa irlandês, verá que é um bocado bem passado.
Os irlandeses são fanáticos pelo desporto, e poderá encontrar nas ruas em quase todos os dias, mas especialmente aos fins de semana, adeptos de rugby, do Gaelic Footbal ou de Hurling, fazendo com que a cidade esteja sempre em festa e movimento e nunca tenha um momento de monotonia.
Se tiver oportunidade faça a visita a um dos estádios da cidade, o Croke Park ou o Aviva Stadium.
Dublin tem imensas coisas para fazer, o melhor é mesmo nunca estar parado até chegar ao fim do dia e sentar-se num pub, visite os vários museus como o Leprechaun Museum ou o Museu de História Natural, faça os tours da cidade, com destaque para o tour Viking onde irá pela cidade num "barco Viking" que mais tarde o levará também numa volta dentro do rio Liffey, ou os tours assombrados que contam as histórias mais negras da cidade. Sem dúvida terá uma panóplia de escolhas e poderá passar aqui vários dias sem se aborrecer.
Tire imensas fotografias pois as paisagens são fabulosas e os monumentos imponentes e mais tarde irá recordar uma viagem memorável.
Deixo-vos com mais algumas fotografias.
See you soon!!
Sem comentários:
Enviar um comentário