quarta-feira, 30 de março de 2016

Roma a cidade eterna


Roma, por onde começar, decididamente uma das cidades que mais me agradou visitar e mais me cativou durante toda a minha estadia!
Cidade incrível cheia de movimento, cultura, entretenimento, história e beleza. A capital italiana é de facto um "museu ao ar livre".
O melhor é deambular pelas ruas do centro histórico, aí vai encontrar fontes, igrejas, palacetes, ruínas e estátuas ao virar de cada esquina, podendo sentir-se numa outra época, onde reis e imperadores passeavam por essas mesmas ruas e onde vai, sem dúvida, sentir a atmosfera cativante da cidade.
O melhor sítio para ficar hospedado é sem dúvida a zona de Termini. Situada mesmo ao lado da estação ferroviária com ligações a todos os aeroportos e destinos turísticos fora da cidade de Roma, é uma zona com excelente localização pois encontra-se a escassos minutos a pé do centro histórico. Tem intermináveis hotéis, muitos deles mais familiares e localizados em edifícios antigos, no entanto, não se deixe intimidar pois a maior parte deles encontra-se totalmente renovada no interior em contraste com o edifício onde se encontra.




O meu maior conselho para quem decide visitar Roma é, assim que tiver oportunidade, adquira em qualquer papelaria, ponto turístico ou mesmo na estação de Termini, o "Roma Pass". Este é um cartão que lhe dá acesso a vários monumentos, museus e atracções da cidade a preços reduzidos, sendo que dois deles são gratuítos (incluído no preço do cartão). É a opção mais em conta em termos de preços e facilidades. Outro dos benefícios deste cartão é que com ele pode passar todas as filas de espera e entrar directamente e com prioridade em todos os locais de interesse (excluíndo Vaticano). Este é um ponto muito interessante pois Roma recebe imensos turístas durante todo o ano e pode passar várias horas em filas de espera para visitar monumentos como o Coliseu ou o Fórum Romano. Para completar, o "Roma Pass" dá direito a utilizar toda a rede de transportes da cidade de forma gratuíta. No entanto, na minha opinião, caminhar por Roma é tão mais cativante e interessante do que utilizar os meios de transporte, caso possa, deixe-se perder pelas ruas e vielas do centro histórico, com tanta coisa que tem para ver e maravilhar-se, nem se vai aperceber do cansaço.






Uma boa visita a Roma pode ser feita em 3 ou 4 dias, no entanto caso deseje ver os variadíssimos museus da cidade e caso deseje visitar o Vaticano, deixe pelo menos um dia extra pois este último por exemplo demora um dia inteiro a visitar.
Não deixe de visitar os pontos principais da cidade, o Coliseu Romano, a Fontana di Trevi, o Forum Romano, a Piazza Navona ou o Panteão. No entanto, disfrute de todas as piazzas com os seus mercados ambulantes e os artistas de rua, de todos os pequenos cafés com doçaria regional e de todos os restaurantes com a deliciosa comida italiana.
A gastronomia é fantástica. Sempre se disse que em Itália só se come pizza e massa, no entanto pode encontrar os mais variadíssimos pratos em qualquer restaurante. Ainda assim, de facto, as pizzas e a pasta são o cume gastronómico para qualquer turística, escolha os restaurantes mais familiares aos mais turísticos pois poderá provar uma comida mais caseira e mais típica do que a comida industrial servida nos grandes restaurantes. Comece o dia com o típico pequeno almoço italiano, um capuccino e um croissant, e prepare-se para dias intensos e cheios de conhecimento, história e cultura.







Uma das coisas que mais gostei foi do ambiente noturno da cidade, e não, não me refiro a discotecas ou bares mas sim do ambiente romântico e cultural desta cidade que parece não dormir. Deixe-se ficar por uma das piazzas pela noite como a Piazza Navona ou a praça do Panteão onde poderá encontrar músicos a darem concertos de todo o tipo de música, restaurantes com comida fantástica, vendedores dos famosos gelados italianos ou mesmo a visão magnífica dos monumentos iluminados. Se for em viagem romântica, esta é a altura do dia perfeita.
Do outro lado do rio Tibre encontrará a famosa Praça de S. Pedro, ás portas do Vaticano, Um amplo recinto onde a fé e a religião estão presentes a toda a hora. Ainda que não seja religioso ou praticante, não deixe de visitar este local pois ficará maravilhado com todas as obras de arte que o museu do Vaticano contém, ou mesmo com a subida á cupula da Basílica onde poderá disfrutar de uma vista sobre a cidade de Roma. Aí encontra-se a famosa Capela Sistina com a pintura da Criação de Miguel Ângelo ou o Juízo Final. O "Roma Pass" não está disponível na cidade do Vaticano, no entanto, procure saber nos postos de turismo as melhores opções para passar as longas e intermináveis filas do museu.







Tire o máximo de fotografias que conseguir, traga bastantes souvenirs que se encontram em qualquer loja a preços bastante acessíveis, e se puder, volte, pois a cada visita vai descobrir algo diferente ou conhecer algo extra que deixou escapar previamente pois a cidade é tão rica em cultura e história que é impossível absorver tudo na primeira impressão.
Deixo-vos com mais algumas fotografias desta cidade incrível com a certeza de que é uma das capitais europeias que eu mais aconselho a visitar, seguramente não se vai arrepender!
Arriverderci!!























segunda-feira, 28 de março de 2016

Eurodisney Paris




Para todas as idades, desde os netos aos avós, a Eurodisney em Paris é um local mágico que leva qualquer um de volta aos sonhos de infância!

Sonhos, imaginação, magia, alegria, movimento, sorrisos, simpatia, amabilidade, atmosfera positiva, são apeas exemplos do que pode encontrar neste espaço, um dos locais que mais me alegrou de visitar... enfim um mundo mágico!
Atracção mais visitada de França, situa-se apenas a cerca de 30km do centro da cidade de Paris e engloba dois parques temáticos, um complexo de hoteis, um campo de golfe e uma zona de entretenimento com lojas e restaurantes.


























Seja sozinho, com namorada/o ou em família, aconselho vivamente a ficar hospedado num dos hoteis da Disney que se encontram dentro do complexo do parque. Existem várias opções, cada uma para várias carteiras mas todas elas excelentes. Cada um está decorado de acordo com um tema distinto o que torna ainda mais apelativa a sua estadia.

Disneyland Hotel - Tema American Victorian
 Hotel New York - Tema Broadway
 Hotel Newport Bay Club - Tema Navio Cruzeiro
 Sequoia Lodge - Tema Montanhas rochosas / Parque Nacional
Cheyenne - Tema Velho Oeste Americano
Santa Fé - Tema México / Filme Cars
Davy Crockett Ranch - Tema Território Selvagem Índios

Fiquei hospedado no Hotel Disney Santa Fé, experiência magnífica, pequeno-almoço com buffet enorme, quartos decorados a rigor, vários edifícios com quartos ao estilo de antiga vila mexicana. 
Os restaurantes e cafés dentro dos parques são bastante caros, o melhor a fazer (embora os hoteis não aprovem), é fazer algumas sandes durante o pequeno almoco e levar para o almoço, assim ganha tempo e evita gastar muito dinheiro durante o dia. No primeiro dia estava um pouco timido ao fazê-lo no entanto reparei que praticamente toda a gente já tinha o truque memorizado e faziam-no naturalmente pelo que nos dias seguintes não tive quaisquer problemas.





Aproveite todo e qualquer momento passado nos parques, disfrute de cada emoção e deixe-se voltar á infância enquanto vai recordando todos os êxitos da Disney com as personagens que vagueiam pelo recinto ou nos carrosséis, uns mais soft outros mais aventureiros.
Tenha em atenção que esta, como já referi, é a atracção mais visitada do país assim que dependendo da altura do ano que seleccione para ir, o parque poderá estar extremamente cheio e por conseguinte encontrar longas filas de espera para as atracções e para tirar fotografias com os personagens.
Uma das coisas mais interessantes de uma viajem á Disney é soltar o seu espírito de coleccionador e comprar um dos livros de autógrafos disponíveis nas lojas para depois poder pedir a assinatura dos personagens que encontra pelo parque. Não é fácil recolher muitas assinaturas (dependendo do tempo que estiver no parque), mas no fim da viagem vai olhar para o livro com um sorriso e recordar os momentos da visita com alegria. No mapa do parque poderá encontrar todos os sitios onde os personagens param e a que horas vai estar lá algum.






Planeie bem a sua visita antes de embarcar nesta viagem mágica pois o parque é bastante grande e cheio de gente, se não tiver vários dias disponíveis, arrisca-se a deixar coisas por ver ou por fazer. 
O parque principal está dividido em 5 zonas:

Main Street USA - Zona de entrada do parque com lojas Disney, cafés e restaurantes;
Discoveryland - Zona com temática do espaço e outros planetas;
Fantasyland - Reino da fantasia, das fadas e das princesas onde pode encontrar o castelo Disney;
Adventureland - Zona da aventura com a casa na árvore do Robinson Crusoe, o Barco Pirata e o Templo do Indiana Jones;
Frontierland - Zona do Velho Oeste e da corrida ao ouro;

Os mais pequenos vão preferir a Fantasyland e a Frontierland, os mais aventureiros vão para a Adventureland e Discoveryland. Uma vasta selecção de atracções e montanhas russas, visitas ao interior das histórias mais antigas da Disney como Pinóquio ou Branca de Neve e os sete anões.
As atracções principais são o Space mountain, uma montanha russa situada na Discoveryland onde pode ser disparado de um canhão directamente para o espaço, Its a Small World, situado na Fantasyland, uma volta de barco pelo mundo mágico da Disney, e o Big Thunder Mountain, uma viagem num comboio da mina que passa por dentro de uma montaha e debaixo de um lago.
A ter atenção que em certas alturas do ano, nomeadamente no inverno, algumas das atracções encontram-se encerradas para manutenção.



Em 2002 a Eurodisney expandiu-se com mais um parque, o Disney Studios, onde pode encontrar novas atracções relativas a êxitos mais recentes da Disney como Toy Story, Ratatouille ou o tour behind the magic onde poderá ver como são filmados os efeitos especiais e certas cenas dos filmes Disney.
É relativamente mais pequeno que o parque principal, no entanto demora também bastante tempo a ver e experimentar todas as atracções, e comparte todo o interesse com o parque principal.
Poderá testar a sua alma aventureira no Hollywood Tower Hotel onde irá subir um hotel assombrado e experimentar uma queda livre de vários andares. Existe também a montanha russa rotativa Crush's Coaster com a temática do filme Á procura do Nemo, onde se senta numa carapaça de tartaruga e segue a corrente marítima.
Para os mais pequenos, poderão experimentar a aventura do Ratatouille onde vão por-se nos "sapatos" do rato Remy durante várias cenas do filme.























Uma das coisas mais interessantes da Eurodisney é a parada diária, realizada antes do fecho do parque, onde todos os personagens desfilam pelas ruas com muita música e animação e a terminar com um fabuloso fogo de artifício no Castelo Disney... A não perder!!





Deixo-vos com mais algumas fotos e com a certeza de que um dia voltarei a este mundo mágico e o conselho de que quem ainda está a pensar se deverá ir ou não... Vá e verá que não se irá arrepender!!

Au Revoir!!




























Paris a cidade da luz



Paris, uma das mais bonitas cidades europeias, cheia de cultura e movimento é a capital de França e também denominada cidade da luz ou cidade do amor!

Muitos pensam que o nome cidade da luz é devido ao facto de Paris ser toda iluminada de maneira brilhante, no entanto, esta designação remonta já a outros séculos pois durante muitos anos as mentes mais iluminadas nas diversas vertentes artísticas eram atraídas para Paris. Pintores, arquitectos, escultores, músicos, dançarinos e muitos outros artistas mudaram-se para esta cidade tornando-a assim no maior centro de artes do mundo!


















Quantos mais dias puder estar em Paris... melhor! É uma cidade intensa e com grande extensão também. Fabulosa pelas suas construções e pela sua cultura, pode perder-se a visitar os variadíssimos museus e monumentos. O meu conselho é assim que possa, no primeiro dia, utilizar os serviços dos autocarros turísticos que dão a volta pela cidade, para que possa vislumbrar as vistas magníficas, ficar a conhecer a história da cidade, e marcar os pontos de interesse da sua viagem ao mesmo tempo que se situa nesta enorme cidade.
Paris é bastante atractiva, e muito deve-se aos seus principais monumentos como a famosa Dama de Ferro a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o museu do Louvre ou a Catedral de Notre Dame. No entanto, Paris tem tanto mais para oferecer que dois ou três dias não chegam para poder visitar com calma esta cidade. Paris é também uma das cidades que mais turístas recebe, por conseguinte, espere encontrar intermináveis filas para entrar em todos os pontos de interesse.
















































A gastronomia francesa é excepcional, comida deliciosa e pratos requintados deixam crescer água na boca só de os ver.
Uma das melhores dicas que posso dar sobre uma visita a Paris é que, depois de fazer um tour e ficar a conhecer os pontos de interesse, caminhe pelas ruas e deixe-se perder na imensidão da cidade, Apesar dos grandes monumentos, Paris é fenomenal nos pequenos pormenores, nos mercados ambulantes, nos cafés de esquina, nos artistas de rua, é ai que poderá disfrutar da verdadeira e genuína cidade parisiense.















Considere fazer um dos famosos cruzeiros do rio Sena, especialmente se for ao fim da tarde, foi uma experiência fantástica, ouvir a história da cidade e dos pontos turísticos ao sabor de uma taça de espumante e a ver a cidade toda iluminada. Se for em viagem romântica, é extremamente aconselhável!













Atreva-se a subir ao topo da Torre Eiffel, são bastantes degraus, no entanto tem a opção de ir de elevador (custo extra), mas vale a pena, poderá vislumbrar toda a cidade numa vista de 360º onde se vai com certeza perder na imensa vastidão da cidade!





































Visite o Museu do Louvre, se leu o famoso livro "O código Da Vinci" vai adorar passar pelos vários pontos referidos no livro, mas tenha em conta que este é um dos mais importantes e mais visitados museus do mundo assim que tire o dia inteiro para se deslumbrar com o conteúdo destas paredes e prepare-se para esperar algum tempo em filas. Só em 2012 o Museu do Louvre recebeu cerca de 10 milhões de visitantes.
Veja a famosa Mona Lisa e a Vénus de Milo ou as colecções egípcias e as inúmeras obras artísticas de Rembrant, Miguel Ângelo e muitos outros artistas de renome.
O edifício em sí é também bastante interessante pois foi construído inicialmente como fortaleza para defender a cidade contra os ataques vikings no tempo de Filipe II. Durante séculos sofreu modificações até abrir finalmente reorganizado como museu que se pode vislumbrar hoje, em 1989.



Paris é também conhecida pelas suas lojas, especialmente na zona dos Champs Elysees, com as melhores marcas presentes como Louis Vuitton, Tommy Hilfigher, Prada, Chanel, Cartier e muitas outras.







Tire todas as fotografias que conseguir, mais tarde vai poder recordar seguramente uma viagem fantástica pela capital francesa onde o tédio e a melancolia nunca estão presentes!
Deixo-vos algumas da minha autoria.
Au Revoir!!