Roma, por onde começar, decididamente uma das cidades que mais me agradou visitar e mais me cativou durante toda a minha estadia!
Cidade incrível cheia de movimento, cultura, entretenimento, história e beleza. A capital italiana é de facto um "museu ao ar livre".
O melhor é deambular pelas ruas do centro histórico, aí vai encontrar fontes, igrejas, palacetes, ruínas e estátuas ao virar de cada esquina, podendo sentir-se numa outra época, onde reis e imperadores passeavam por essas mesmas ruas e onde vai, sem dúvida, sentir a atmosfera cativante da cidade.
O melhor sítio para ficar hospedado é sem dúvida a zona de Termini. Situada mesmo ao lado da estação ferroviária com ligações a todos os aeroportos e destinos turísticos fora da cidade de Roma, é uma zona com excelente localização pois encontra-se a escassos minutos a pé do centro histórico. Tem intermináveis hotéis, muitos deles mais familiares e localizados em edifícios antigos, no entanto, não se deixe intimidar pois a maior parte deles encontra-se totalmente renovada no interior em contraste com o edifício onde se encontra.
O meu maior conselho para quem decide visitar Roma é, assim que tiver oportunidade, adquira em qualquer papelaria, ponto turístico ou mesmo na estação de Termini, o "Roma Pass". Este é um cartão que lhe dá acesso a vários monumentos, museus e atracções da cidade a preços reduzidos, sendo que dois deles são gratuítos (incluído no preço do cartão). É a opção mais em conta em termos de preços e facilidades. Outro dos benefícios deste cartão é que com ele pode passar todas as filas de espera e entrar directamente e com prioridade em todos os locais de interesse (excluíndo Vaticano). Este é um ponto muito interessante pois Roma recebe imensos turístas durante todo o ano e pode passar várias horas em filas de espera para visitar monumentos como o Coliseu ou o Fórum Romano. Para completar, o "Roma Pass" dá direito a utilizar toda a rede de transportes da cidade de forma gratuíta. No entanto, na minha opinião, caminhar por Roma é tão mais cativante e interessante do que utilizar os meios de transporte, caso possa, deixe-se perder pelas ruas e vielas do centro histórico, com tanta coisa que tem para ver e maravilhar-se, nem se vai aperceber do cansaço.
Uma boa visita a Roma pode ser feita em 3 ou 4 dias, no entanto caso deseje ver os variadíssimos museus da cidade e caso deseje visitar o Vaticano, deixe pelo menos um dia extra pois este último por exemplo demora um dia inteiro a visitar.
Não deixe de visitar os pontos principais da cidade, o Coliseu Romano, a Fontana di Trevi, o Forum Romano, a Piazza Navona ou o Panteão. No entanto, disfrute de todas as piazzas com os seus mercados ambulantes e os artistas de rua, de todos os pequenos cafés com doçaria regional e de todos os restaurantes com a deliciosa comida italiana.
A gastronomia é fantástica. Sempre se disse que em Itália só se come pizza e massa, no entanto pode encontrar os mais variadíssimos pratos em qualquer restaurante. Ainda assim, de facto, as pizzas e a pasta são o cume gastronómico para qualquer turística, escolha os restaurantes mais familiares aos mais turísticos pois poderá provar uma comida mais caseira e mais típica do que a comida industrial servida nos grandes restaurantes. Comece o dia com o típico pequeno almoço italiano, um capuccino e um croissant, e prepare-se para dias intensos e cheios de conhecimento, história e cultura.
Uma das coisas que mais gostei foi do ambiente noturno da cidade, e não, não me refiro a discotecas ou bares mas sim do ambiente romântico e cultural desta cidade que parece não dormir. Deixe-se ficar por uma das piazzas pela noite como a Piazza Navona ou a praça do Panteão onde poderá encontrar músicos a darem concertos de todo o tipo de música, restaurantes com comida fantástica, vendedores dos famosos gelados italianos ou mesmo a visão magnífica dos monumentos iluminados. Se for em viagem romântica, esta é a altura do dia perfeita.
Do outro lado do rio Tibre encontrará a famosa Praça de S. Pedro, ás portas do Vaticano, Um amplo recinto onde a fé e a religião estão presentes a toda a hora. Ainda que não seja religioso ou praticante, não deixe de visitar este local pois ficará maravilhado com todas as obras de arte que o museu do Vaticano contém, ou mesmo com a subida á cupula da Basílica onde poderá disfrutar de uma vista sobre a cidade de Roma. Aí encontra-se a famosa Capela Sistina com a pintura da Criação de Miguel Ângelo ou o Juízo Final. O "Roma Pass" não está disponível na cidade do Vaticano, no entanto, procure saber nos postos de turismo as melhores opções para passar as longas e intermináveis filas do museu.
Tire o máximo de fotografias que conseguir, traga bastantes souvenirs que se encontram em qualquer loja a preços bastante acessíveis, e se puder, volte, pois a cada visita vai descobrir algo diferente ou conhecer algo extra que deixou escapar previamente pois a cidade é tão rica em cultura e história que é impossível absorver tudo na primeira impressão.
Deixo-vos com mais algumas fotografias desta cidade incrível com a certeza de que é uma das capitais europeias que eu mais aconselho a visitar, seguramente não se vai arrepender!
Arriverderci!!