Bolonha... Cidade maravilhosa e cheia de encantos!
Tive a oportunidade de passar dois dias nesta bela cidade no Norte de Itália, e não é exagero dizer que valeu cada segundo passado.
Uma cidade que evoluiu com o tempo mas que manteve as suas características tradicionais como as construções em pedra, as grandes igrejas e basílicas espalhadas por todo o centro histórico, as "piazzas" sempre cheias de vida e alegria, movimentadas e culturais.
Nas ruas típicas do centro histórico de Bolonha pude ver as mais variadíssimas coisas desde vendedores ambulantes a padres a pregar nas ruas, de pequenas bancas de venda de fruta ou peixe ás enormes e impressionantes montras enfeitadas com as massas tradicionais ou doçaria regional, mas sempre com um movimento e circulação de gente que dava um certo brilho e uma certa vida áquelas pequenas e estreitas ruelas.
Na "Piazza Maggiore" podemos encontrar bastante animação itinerante desde bandas de rock a grupos de musica colombiana, Pintores e animadores, musica jazz ou clássica, existe de tudo um pouco neste local onde a monotonia nunca está presente.
Excelentes cafés e restaurantes com esplanadas nas quais nos podemos sentar e disfrutar, quer da magnifica vista dos monumentos existentes com construções que remontam a outros séculos, quer da alegria presente em todos os animadores itinerantes, quer do movimento gerado pelo turismo desta cidade, acompanhados do famoso café ou capuccino italianos com doçaria típica de bolonha.
Como uma típica cidade italiana, a presença de enormes igrejas e Catedrais é constante. Quando se entra é impossível não se ficar deslumbrado com a magnificência destas cosntruções seculares extremamente bem ornamentadas e cuidadas, ricas em história e cultura artística. Uma das mais conhecidas é a Basílica de S. Petrónio, uma das maiores Basílicas da Europa, linda, enorme, magnífica.
Todas as fachadas muito bem cuidadas e elaboradas bem como as ruas de acordo com o estilo arquitectónico das mesmas o que faz parecer estarmos a caminhar em pleno século XV.
O centro histórico de Bolonha é muito apelativo e bastante simpático, cheio de animação e monumentos, contudo, em minha opinião não são precisos mais que dois dias para poder visitar e disfrutar desta bela cidade. Existem também os autocarros turísticos que dão a volta á cidade passando por todos os pontos interessantes e tendo a opção de sair nos mesmos e voltar a entrar mais tarde.
Bolonha é famosa pelas suas duas torres, a Torre Asinelli e a Torre Garisenda. Esta segunda encontra-se inclinada devido ao facto do terreno ter cedido aquando da sua construção. Inicialmente prevista para uma altura de 60 metros, acabou por ficar-se nos 48. A Torre Asinelli com uns fantásticos 97m de altura está aberta ao público que por uma módica quantia de 3 euros pode subir ao topo por uma escadaria de madeira que impõe respeito até aos mais corajosos.
De lá de cima a vista é magnífica, impressionante, caso visitem Bolonha não se deixem amedrontar pela escadaria pois o resultado final é simplesmente inesquecível. Uma vista de 360º sobre toda a cidade de Bolonha onde se podem avistar todos os monumentos e muito mais e ver de cima esta bonita cidade italiana.
Em suma, foi uma experiência fantástica e enriquecedora, quer a nível cultural, histórico e pessoal. Fiquei fascinado com esta cidade deslumbrante e aconselho vivamente a fazerem uma visita.
Deixo aqui mais algumas fotos para que possam verificar o quão bonita e interessante esta cidade é.
Arriverderci!!